Pages

30 de dez. de 2007

Grandes Mulheres - ISABEL DE CASTELA


Isabel de Castela nasceu no dia 22 de abril de 1451, em um pequeno povoado Madrigal de las Altas Torres, na Espanha. Ela era filha do rei Juan II de Castela e sua mãe morreu, ela ficou órfã com apenas 3 anos de idade.
Com apenas 17 anos, ela já conhecia os medros da guerra a sua volta. Queria arrancar de caminho os ambiciosos senhores feudais e para isso, ela teria que ter alguém muito forte ao seu lado, ou seja, um grande aliado. Ela então, logo resolveu se casar.
Tiveram dois pretendentes e foram eles: o rei Alfonso V de Portugal e Pedro Girón. Mas Isabel escolheu o terceiro homem o Fernando de Aragão. Então, se casaram e formaram um casal perfeito.
Isabel, Fernando e Aragão iniciaram um período terrível na história da Espanha que era a "limpeza de sangue”. Em 1492 grandes conquistas alçaram a Espanha. As forças espanholas foram para as Ilhas Canárias, ficam localizadas na costa africana. E também no mesmo ano, Cristóvão Colombo descobriu a América.
Em 1497, o herdeiro Juan filho predileto da rainha Isabel morreu, com uma doença desconhecida. E três anos depois, o filho caçula também morreu. Isabel, vendo essas tragédias, entrou em depressão, e a cada dia a saúde da rainha piorava. Mas isso, não foi um motivo para a rainha desanimar pelo contrário, ela continuava agarrada ao poder.
No palácio, havia um médico que se chamava Toledo Reys, dirigiu-se ao rei e disse: "Venha ver aquela que, de sua cama, governa o mundo" conta o príncipe Próspero, de Colônia, na Alemanha.
Mas infelizmente, morre a mulher que inventou a Espanha a Isabel de Castela, no dia 26 de janeiro de 1504, ao meio-dia em ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário